Transição de carreira: 3 sintomas que podem estar presentes neste momento

Assim como em situação de desemprego, a transição de carreira é repleta de barreiras. Uma delas, é a saúde mental. É preciso saber detectar alguns sintomas para que não perdamos o foco e não desanimemos neste percurso, que é bastante difícil e demorado.

Neste post você vai encontrar três que podem estar presentes neste momento, podendo haver outros. Vale lembrar que o que você vai ler por aqui, vai ajudar você a identificá-los, mas não a tratá-los. Para se cuidar, você deve procurar um médico.

Não se feche se você estiver sentindo algo similar. Surgiram novas doenças causadas pelo momento que o mundo está atravessando e abrir-se com alguém não é uma vergonha. Hoje, há menos estigma que há tempos atrás e todos nós precisamos de ajuda quando não conseguimos resolver nossos problemas sozinhos.

Ansiedade

O excesso de expectativa gera este sintoma. Uma espera que nunca acaba porque nunca sabemos quando vai chegar aquela oferta de trabalho ou o primeiro cliente. Não conseguimos nos concentrar em nada, além disto. Não desconectamos desta ideia.

Parece que os outros setores da vida param e falta concentração em outras coisas, dependendo do grau da ansiedade. Devemos estar atentos a este sintoma porque, muitas vezes, não somos conscientes dele. Neste caso, é bom estar cercado de pessoas que se importem conosco para que nos ajudem a identificá-lo.

Se você já sabe que está padecendo disto, saiba que nem sempre é preciso tomar medicamentos para combatê-la. Em alguns casos, a terapia ajuda e muito. Além de sentir-se mais calmo, você também se sentirá apoiado neste momento.

Insônia

A insônia é um sintoma que nos afeta fisicamente porque, na maior parte dos casos, quem não dorme bem, deixa de ter a leveza necessária para enfrentar os dias. É fácil de identificá-la porque não conseguimos descansar o suficiente. Então, acordamos, quase sempre, indispostos para enfrentar o dia.

O ideal é que durmamos, pelo menos, de seis a oito horas. A idade é um fator que também influi no sono. Quanto mais envelhecemos, menos tendemos a dormir. Ao contrário dos adolescentes, que precisam de mais horas de sono.

Em um momento de transição de carreira, você precisa estar mais concentrado do que nunca no que você quer, uma vez tenha decidido o caminho. Se você não está tendo as horas mínimas de sono necessárias para isto, existem medicamentos que poderão ajudar. Consulte seu médico. Ele saberá o que é mais adequado para seu caso.

Depressão

Talvez seja o sintoma mais complexo. Quando chegamos a este ponto, não podemos deixar de ir a um consultório e falar com um profissional. Muitas pessoas estão se cuidando por terem depressão e estão tendo bons resultados.

Se não temos ânimo para fazer as tarefas do dia-a-dia e, em alguns casos, nos abstemos de certas atividades diárias e estamos mais emotivos a tudo que nos passa ao seu redor, é hora de tomar uma providência. A tendência de quem está deprimido é isolar-se do mundo e por isto, é um estado muito delicado.

A boa notícia é que a depressão é transitória. Ou seja, ela está presente durante um intervalo de tempo, que pode ser curto ou longo. Normalmente, o tratamento requer medicamentos e terapia. Mas, um dia, e pouco a pouco, o paciente se recupera.

Então, se você está passando por um momento de transição profissional e conseguiu identificar algum destes sintomas nos seus dias, procure um especialista. Não deixe que o problema se estenda por mais tempo. Qualquer tipo de doença é mais manejável quando diagnosticada no começo.

Leave a comment