Inspire (e expire)

Uma das coisas mais difíceis de se fazer em um momento de transição é direcionar-se. Se você já tem estabelecido os objetivos, é necessário ir de encontro a eles. Isto implica em eliminar outros, que antes faziam parte do seu dia-a-dia.

Este processo é deve ser feito devagar e sem pressa. Há que medir períodos e trabalhos realizados. O que mais você fez nos últimos anos e o que menos? A resposta você sempre terá em números.

A partir daí, fica mais claro que direção seguir. Você precisa fazer isto para não se sobrecarregar com o que lhe dá menos benefícios. Pense que mais adiante, quando tudo tiver chegado, você deverá ter mais lucros.

Aposte pelo que você já conhece

Todos que decidem mudar de profissão, é porque já tocaram outra área que interessou mais. Com você, não será diferente. Se optou por fazer isto, é porque está certo do que quer. Pense que mudar sua atividade laboral, não será tarefa fácil. E não acontecerá muitas vezes na vida. Então, você deve estar preparado e convencido de que isto é o que você quer para seu futuro para não se equivocar novamente.

Não se detenha pelo tempo que isto deve demorar. Para tudo que você for fazer na vida, você terá que empenhar parte dele, que deverá ser bem aproveitado. Alguns, continuam trilhando o mesmo caminho porque não querem sair da zona de comodidade. Outros, se arriscam a fazer algo que nunca fizeram antes. Se você já tem em mente o que deve fazer, saberá que nenhum destes casos é o seu.

Ter a consciência de que é preciso mudar algo em nossas vidas e não mudar, só nos trará frustração. Sabemos que nunca seremos felizes por completo; sempre haverá algo, em algum momento, que nos debilitará. Mas podemos sentir-nos mais satisfeitos com nossos dias se fazemos o que gostamos.

Planifique as mudanças

Todas as mudanças vêm de um processo interior. Quando nos alcançam, é porque chegou a hora de fazer algo a respeito. O primeiro que você deve ter em mente é que precisará de um plano. Ninguém muda de um dia ao outro, sem pensar.

Explore mais a área de atuação escolhida. Veja as possibilidades, faça cursos direcionados, atualize-se. Tome tempo suficiente para pesquisar. Hoje temos muitos meios e recursos para nos informar sobre determinado assunto. Sobretudo, amadureça a ideia de que vai fazer algo que gosta com outra intensidade.

O que me fez pensar em mudar foi a dificuldade que encontrei em me estabelecer em um mercado diferente do que eu deixei, por ter passado muitos anos fora do país. Meu CV não se adaptava mais a ele e depois de um tempo procurando oportunidades, percebi que tinha minha bagagem não estava alinhada à demanda atual do Brasil.

Faça um teste vocacional

Antes de fazê-lo, primeiro de tudo, precisei tirar da cabeça a ideia de que somente adolescentes se submetiam a este tipo de testes. Era um estereotipo que me assombrava e tive que quebrá-lo. Há muitos profissionais que estão perdidos como eu estava até alguns meses atrás e que não aderem a ele por se sentirem intimidados, como eu também me sentia.

Eu optei por fazer um teste vocacional com um profissional (existem sites gratuitos) porque considerei que não tinha acertado na primeira formação e não queria equivocar-me na segunda. Todos nós sabemos que há mais de uma coisa que gostamos de fazer na vida e eu precisava escolher uma que não estivesse tão distante da minha realidade.

Devido a minha experiência e cursos realizados fora do país, eu pude conhecer outras áreas afins e isto tornou mais leve e mais clara a minha escolha. Estou ciente de que vou demorar alguns anos para chegar onde pretendo e que, também, acontecerão outras coisas durante este tempo.

Lembre-se de que o teste vocacional é orientativo. Se você está confuso, ele lhe ajudará a ver com mais clareza o que você não consegue. Mas se você já tem maturidade de sabe o que quer para seu futuro, ele somente retificará as respostas que você já leva dentro.

Leave a comment