Lidando com as influências

Quando estamos passando por um momento de transição, é normal que escutemos opiniões diversas que nos cercam. Mesmo quando temos as coisas claras, isto pode influenciar em nossas decisões.

Há alguns dias, estive pesquisando cursos que se adaptassem aos planos que tenho em mente. Olhei vários, mas algo me dizia que ainda não deveria dar o passo. Algo não me convencia.

Recentemente fiz um curso que mudou minha maneira de ver as coisas e me despertou para algo que eu realmente estava deixando para segundo plano. Esperei uns dias para digerir o que havia estudado e encontrei o que queria.

Esperando o momento certo

Meu conselho para quem está passando por um período de dúvidas é esperar. Sejam receptivos às opiniões, mas também tenham em conta o que mais está sendo valorizado nestes momentos. Estejam atentos ao mercado de trabalho.

Com o mundo globalizado, temos acesso a muitas informações. Em algumas circunstâncias, precisamos filtrá-las porque chegam a saturar-nos. Estejam fora das redes por momentos mais longos se querem encontrar a resposta certa.

Há muitas brechas no mercado que ainda estão por serem preenchidas e uma pessoa que está desatualizada nem sempre encontra uma colocação. Estudando, acabamos coincidindo com outros profissionais da área que escolhemos e tudo começa a se movimentar. Encontrar trabalho também pode ser questão de encontrar as pessoas certas, nos lugares certos.

Eliminando inseguranças

Todas as vezes que começamos algo novo, vem aquela insegurança. Será que vou conseguir? Temos que deixar de ser pessimistas e ser otimistas. Uma pessoa que se propõe a fazer o que gosta, sempre encontrará o meio.

Sem dúvida, surgirão dificuldades e momentos que estaremos indispostos a aprender algum dia, mas isto não é motivo para desistir. Devemos pensar que o tempo que está passando está sendo bem aplicado.

Não se compare com ninguém. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e todos temos nossas limitações. Se não sabe algo, pergunte. Se você decidiu aprender, outros estarão para apoiar, seja em um curso presencial como em um a distância.

Escutando a voz que vem de dentro

No fundo, todos nós sabemos o que queremos. Mas nem todos tem a habilidade de tomar certas decisões com facilidade. É preciso tempo e este tempo não tem a ver com tempo cronológico.

É possível que cheguem críticas quando você tomar sua decisão, mas não se deixe abater. Os momentos de transição são cheios de dúvidas e inseguranças e você deve seguir sua intuição. Tome distância do que não faz bem e continue caminhando.

Aproveite este momento para aprender e começar a dar forma aos seus projetos. Neste momento, eles são o que realmente deve importar. Temos o direito de sonhar, mas é bem melhor fazer isto com os pés no chão.

Não se esqueça que, independentemente do que vai decidiu fazer, vai precisar de momentos de desconexão para levar uma rotina saudável. Estabeleça novos horários e novos hábitos. Demoramos algum tempo para adaptar-nos a uma nova rotina. Seja paciente e concentre-se.

A partir dos próximos anos, este será meu momento de descanso. Estarei compartilhando algumas lições aprendidas por aqui, a médio prazo. Espero que durante este período, possamos apoiar-nos.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s