O futuro dos relacionamentos interpessoais

Com a chegada da era da tecnologia, é inevitável pensarmos em qual será o futuro dos relacionamentos interpessoais. Todos os ambientes de trabalho estão automatizados, dispensando cada vez mais a mão-de-obra humana.

Estão surgindo novos postos de trabalho que ainda estão por serem cobertos porque não existem profissionais capacitados para estas novas funções. Para algumas empresas, a utilização dos robôs já é uma realidade.

Ainda hoje, escutei alguém dizer que a maior dificuldade das pessoas com meia idade será a maneira que elas se relacionam com outras. Em um mundo tão informatizado e de distâncias curtas, os relacionamentos interpessoais tendem a ficar cada vez mais superficiais.

Conteúdos mais humanizados ganham mais espaço nas redes sociais

O departamento de recursos humanos já está sendo substituídos por máquinas. Ou seja, ao enviar um curriculum, já não sabemos se nosso documento está passando pelas mãos de um profissional. E esta tendência tenderá a aumentar com o passar dos anos.

Uma maneira de gerar oportunidades de uma maneira mais humanizada é através de redes sociais. O alcance é ilimitado e poderá conduzir-nos até a porta de entrada de alguma empresa. Ou, em outro caso, poderá favorecer e muito o seu futuro negócio.

Concentre seus esforços nas redes sociais mais adequadas. De nada adianta abrir várias redes e não conseguir dar conta de criar conteúdos diversificados para todas elas. Vale mais a pena você concentrar seus esforços em uma rede e usá-la de maneira adequada, tirando o máximo de proveito.

Menos desperdício de tempo quando os algoritmos estão a seu favor

Se você já fez algum curso de marketing digital, saberá que existe um algoritmo que define os critérios de busca em todas as redes. É através dele que você conseguirá atingir seu público-alvo. Então, tenha sempre em mente a direção que você publica seus conteúdos.

Do mesmo modo, devemos sentir-nos livres para deixar de seguir o que não considera importante para seu futuro. Há uma saturação de informação nas redes e é importante filtrá-las, se o que queremos é informar-nos sobre o que está acontecendo no mundo e encontrar uma recolocação no mercado.

Outro aspecto a ser considerado, no caso dos algoritmos, é deixar de comentar e pontuar posts que não estejam relacionados com o que estamos procurando. Assim, deixarão de aparecer no nosso feed e nos concentramos no que realmente nos interessa.

Um novo conceito de relacionamento já está presente

Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica que vai durar algum tempo. Estamos cada vez mais antenados em aplicações de celulares que em programas de televisão. O mundo ficou pequeno para as startups, que cada vez estão exigindo mais dos CEOs.

Com isto, as relações interpessoais vão ficando cada vez mais distantes. O conceito de família já não é o mesmo que anteriormente. Hoje, as pessoas têm a possibilidade de desenvolver seu trabalho estando em qualquer parte do mundo. E não tenha dúvidas, um deles pode ser você.

Em um mundo digital de transformação, é natural que a sociedade sofra impactos. Os sentimentos já não são tratados como eram na década passada e o conhecimento se ampliou, na medida que passamos a incorporar outras culturas no país, seja através da imigração ou da internacionalização de empresas.

Agora que há mais proximidade entre todos, os relacionamentos interpessoais se ampliaram e, ao mesmo tempo, ficaram mais frios. Criou-se mais competitividade. Surgiram novos quadros clínicos e, isto deu origem a um novo perfil de profissional, mais receptivo e menos conservador.

O que estamos presenciando é uma sociedade emocionalmente em desenvolvimento em um mundo já globalizado, o que está gerando um grande impacto no modelo da nova família. Ainda não se sabe o futuro desta sociedade em formação, mas se sabe que segue o rumo do individualismo e independência em todos os sentidos.

Leave a comment