O que se aprende com Dirac?

Se dois sistemas se relacionam um com o outro durante um espaço de tempo e se separam, um deles continua influenciando o outro, apesar da distância.

Paul Dirac

Nunca fui muito boa em Exatas. Os cálculos nunca me chamaram a atenção, mas nunca tive dificuldade para aprendê-los, com alguma exceção. Por isto, optei por estudar Humanas. Mesmo assim, chega um dia que nos encontramos com uma ou outra matéria de outra área.

Esta semana, me deparei com a equação de Dirac. Fiquei pensando alguns dias sobre seu fundamento e como trazê-lo aos meus dias, ao meu momento. O que eu encontrei foi algo bonito que merece ser compartilhado.

Podemos fechar-nos ao passado?

A resposta que eu encontrei é que não. Embora esteja trilhando outro percurso, esteja tentando me concentrar em outros objetivos, o passado faz de mim o que eu sou. Ser tradutora me ensinou a ser meticulosa na hora de escrever. Um hábito que é difícil ignorar. Ficamos muito exigentes com tudo o que produzimos. Tudo deve estar perfeito e sem nenhum erro.

Colaborando com blogs, aprendi muitas coisas, conheci pessoas e isto me deu uma outra perspectiva quando comecei a escrever os meus. Voltar a escrever em Português era uma tarefa pendente até poucos dias atrás e confesso que ainda me sinto insegura.

Alguns artigos dizem que o que somos hoje, não minimiza o que fomos ontem. E é verdade. Ninguém esquece o que já aprendeu, mesmo que nossa memória se torne seletiva com o passar dos anos. Somos produto do que vivemos.

Quando começar outra etapa?

Quando chegar o momento, você vai sentir. O ideal é que as mudanças sejam gradativas e não, abruptas. A tomada de decisão não é fácil, se enfrenta muitas dificuldades no começo. É muito mais seguro ter um profissional ao nosso lado que nos apoie.

Quando, por fim, decidimos dar o passo em outra direção, é normal que continuem surgindo propostas de trabalho. E isto nos faz pensar se devemos esperar um pouco mais. Para avançar, não devemos deixar nada por fazer; não podemos deixar dúvidas.

Em um momento de transição de carreira, o que se sente é ansiedade por tocar coisas novas e a função que desempenhamos, quase sempre é realizada por inércia e pouca satisfação. Mas temos que ter calma, porque começar outra etapa profissional, também exige planificação.

Como me planifico?

Antes de mais nada, você deve olhar como está sua vida pessoal hoje. Qualquer que seja a direção que você tomar, vai trazer consequências. É melhor precaver-nos para eventuais imprevistos e obstáculos.

Tenha em conta que, para tudo, é necessário preparação. Investir em formação tem seu preço e reconhecimento profissional leva tempo. Você terá que seguir adiante com seus próprios esforços e recursos.

A medida em que tudo for ficando mais claro, quando conseguimos colocação ou optamos por abrir nosso próprio negócio, devemos manter-nos atualizados, através de cursos paralelos. É uma maneira de se manter ativo no mercado de trabalho e continuar gerando oportunidades.

Leave a comment